Atividade Física na Gestação

Quando o assunto é gravidez, muitas perguntas surgem na cabeça das futuras mamães. Posso fazer exercícios? Se sim, quais? Até onde eu posso ir? Quando e como fazer? De forma geral, a resposta é sim. O exercício físico não é apenas bem-vindo, mas necessário.

Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas mudanças. O seu centro de gravidade muda. O seu peso pode subir aproximadamente 14 quilos. A retenção de líquidos aumenta consideravelmente. O desenvolvimento das glândulas mamárias. Tudo isso faz com que a gestante comece a sentir extremo cansaço e dores por todo o corpo, especialmente na coluna lombar e nas articulações do quadril, joelhos e tornozelos. A pergunta é: como combater a tudo isso? A melhor solução é o exercício físico. Atividades como Pilates, caminhada, musculação, alongamento e hidroginástica são muito bem-vindas.

O que deve ser evitado? Atividades de alto impacto e muito intensas. Por isso, é de suma importância o acompanhamento de um profissional da área da educação física durante os treinamentos.

O mesmo pode acontecer quando a gestante possui alguma condição de saúde específica, como doenças cardíacas, cerclagem cervical, sangramentos persistentes, doenças restritivas dos pulmões, ruptura de membranas, trabalho de parto prematuro ou hipertensão gestacional.

A gestante pode se exercitar em qualquer fase da gestação. Não importa se ela vem de uma fase de sedentarismo ou já era ativa antes da gravidez, porém é importante lembrar que, níveis de condicionamento diferentes resultam níveis de treinamento igualmente diferentes (alguns estudos apontam que, pelo fato do primeiro trimestre da gestação ser muito importante para a formação e crescimento do bebê, os exercícios físicos seriam contraindicados nesse período, porém, dependendo do condicionamento físico e da alimentação da gestante, a liberação médica para o início das atividades pode ser feita desde o início da gravidez). Cada uma fará seu treinamento de acordo com seu condicionamento e suas limitações. Por isso, é extremamente importante a liberação médica e o acompanhamento do profissional da área da educação física.

Se ainda existem dúvidas se vale a pena a gestante se exercitar, aqui vão alguns dos benefícios do exercício físico para ela:

 

– melhora nas dores no corpo;

– melhora no condicionamento cardiorrespiratório;

– estimula o parto normal;

– ajuda no controle da hipertensão gestacional (pré-eclâmpsia);

– ajuda no controle da diabetes gestacional;

– melhora na autoestima e no bem-estar;

– menor risco do parto prematuro;

– diminuição da fadiga, estresse, ansiedade e depressão;

– melhor recuperação pós-parto e recuperação do peso anterior à gravidez;

– menor incidência a varizes e varicoses em veias mais profundas.

 

Sendo assim, não perca mais tempo, exercite-se. Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo. De o seu primeiro passo Hoje.

 

Wellington Oliveira